Review: Kaze no Tani no Nausicaä

1 07 2010
Kaze no Tani no Nausicaä

Kaze no Tani no Nausicaä

*Antes de começar esta review, uma nota a dizer. Algo que me gerou muitas dúvidas, foi sobre o nome do local onde os insetos vivem: Mar da decadência (Sea of decay), Mar da corrupção e Floresta fukai. Enfim, não sei ao certo qual a denominação correta, mas vou usar mar da decadência no review.

Kaze no Tani no Nausicaä, ou traduzindo para o português, Nausicaä do Vale do Vento, é uma obra do famoso diretor, roteirista e mangaka Hayao Miyazaki, criada em  1984. Definitivamente foi a obra que fez o nome de Miyazaki brilhar e tempos mais tarde alcançar o sucesso mundial. O filme foi muito bem recebido no Japão, ganhou o Anime Grand Prix de 1984, da revista Animage, como melhor anime do ano e a personagem Nausicaä ganhou o prêmio de melhor personagem feminino. Além disto, a música de encerramento “Nausicaä of the Valley of the Wind” ficou na oitava posição do ranking das dez melhores musicas de anime do ano. Anos mais tarde o filme chegou aos Estados Unidos com uma parceria com a Disney. O manga de Nausicaä chegou a ser publicado no Brasil pela editora Conrad, em edição de luxo, até o quinto volume.

Um detalhe perceptível durante o filme é a semelhança que Nausicaä tem com alguns grandes jogos clássicos tanto nos designes como na trilha sonora. A música “Mushi Mezuru Hime” (Princess who love insects) do filme, a partir do primeiro minuto, lembra demais a música “Corridors of Time” do Chrono Trigger (aclamado RPG lançado para o Super Nintendo em 1995), assim como os Ohmus são parecidos com Lavos, chefe final deste jogo, tanto na aparência como na falta de uma personalidade. Além disto, o mundo com predominância de insetos e os ambientes e cavernas encontrados no mar da decadência lembram as fases Super Metroid (jogo de aventura lançado em 1994 para o Super Nintendo) . A música “Kaze no Tani no Nausicaä”, a partir do minuto 1:25, lembra a música de abertura de Legend Of Mana (RPG lançad para o Playstation em 2000). Aquelas aves que o Lord Yupa usa como transporte no começo do filme, lembram os chocobos de Final Fantasy (aclamada franquia de RPGs que começou em meados dos anos 80). E por fim, os tanques e algumas naves do filme lembram um pouco as de Metal Slug (Clássico jogo de fliperama da SNK). Aparentemente Kaze no Tani no Nausicaä inspirou alguns jogos que se tornaram grandes clássicos.

__________________________________________________________________________________

Comparativo Entre Lavos e Ohm:

Ohmu

Ohmu

Lavos

Lavos

__________________________________________________________________________________

Comparativo entre as OSTs Mushi Mezuru Hime e a Corridors of time:

Escutem a partir do minuto 1:03

Agora comparem com a Corridors of time do Chrono Trigger

__________________________________________________________________________________

Comparativo entre as OSTs Kaze no Tani no Nausicaä e Title theme (Legend of Mana):

Escutem a partir do minuto 1:25

Agora comparem com a música de abertura de Legend of Mana

__________________________________________________________________________________

Comparativo entre as aves do Lord Yupa e os Chocobos de Final Fantasy:

As aves usadas como transporte pelo Lord Yupa

As aves usadas como transporte pelo Lord Yupa

Chocobo

Chocobos também são usados como transporte em Final Fantasy

__________________________________________________________________________________

Comparativo entre as naves do filme e de Metal Slug:

Naves do filme de Nausicaä

Naves do filme de Nausicaä

Ilustração de uma nave do Metal Slug

Ilustração de uma nave do Metal Slug

__________________________________________________________________________________

A história começa em uma era pós apocalíptica, mil anos após os 7 dias de fogo que destruíram a maior parte do planeta terra.  Agora neste mundo destruído, os insetos se desenvolveram e tomaram conta. A população se concentra em pequenos grupos, sendo que boa parte está em guerras, e uma vasta parte da terra está consumida pelo mar da decadência, uma região onde os insetos vivem, onde é impossível se viver pela fúria deles e pelas toxinas das plantas venenosas da região. O mar da decadência avança cada vez mais, o que preocupa a todos.

Nausicaä

Sem uma máscara de respiração é impossível sobreviver no mar da decadência

O nome Nausicaä vem da mitologia grega, ela era filha do rei Alcínoo dos feácios. Sua personalidade é baseada no conto japonês “A princesa que amava os insetos”. Realmente é nítido no filme o esforço de Nausicaä em protege-los e acalma-los. É uma protagonista de bom coração, gentil com todos e querida na sua aldeia. Além do seu gosto por voar no seu Glider.

Nausicaä voando em seu Glider

Nausicaä voando em seu Glider

O filme começa mostrando uma aventura da Nausicaä no mar da decadência, em busca de recursos e amostra de plantas de lá. Lord Yupa (um famoso e respeitado espadachim no mundo, que agora vive como um andarilho) também estava no mar da decadência, mas sendo perseguido por um Ohmu em fúria. Nausicaä o ajuda acalmando o inseto, que volta para a floresta calmamente. Nausicaä e Lord Yupa retornam para vila e são bem recebidos.

Em um dia de ventos fortes, uma nave bate próximo a uma montanha do Vale do Vento.  Era uma nave de Pejite  que foi atacada por vários insetos. Nos destroços, algo misterioso foi encontrado, era um casulo.

A nave dos Pejites sendo atacada pelos Insetos

A nave dos Pejites sendo atacada pelos Insetos

Após o incidente a vila é invadida pelos Tolmekians. Eles rendem todos os habitantes da vila e recuperam o casulo que estava dentro da nave que bateu nas montanhas. E justamente neste casulo que está o objetivo deles, que é acordar um dos deuses gigantes responsáveis pelos 7 dias de fogo para destruir o mar da decadência e assim destruir todos os insetos de lá, fazendo com que o mundo volte a ser governado pelos humanos. Os deuses gigantes tinham morrido a muito tempo atrás, porém, um deles ficou adormecido em um casulo. Os Pejites o acharam e tentaram esconder, mas falharam.

Kushana e seu exército

Kushana, a rainha dos Tolmekians, comandando a invasão

Depois de toda a invasão, Nausicaä é forçada a acompanhar os Tolmekians em uma viagem aérea. Durante esta viagem, as naves dos Tolmekians são atacadas por uma pequena nave de Pejite, era Asbel. Ele consegue derrubar quase todas as naves, exceto a que Nausicaä estava. Ela sai para fora da nave e pede para que Asbel pare o ataque, ele acaba vendo ela e para, mas acaba sendo atingido, caindo no mar da decadência. A nave em que está Nausicaä está para cair, ela se salva saindo em uma pequena nave, juntamente com a rainha dos Tolmekians, Kushana. O pouso no mar da decadência é inevitável. Nausicaä acredita que as plantas do mar da decadência não sejam venenosas e não só isto, ela acredita que as plantas de lá purificam tanto a água como ar e que os humanos seriam os responsáveis por ter poluído a região. Ela comprovou isto depois de recolher amostrar de plantas de lá e planta-las em um local secreto dentro da vila e agora, estando nas profundezas do mar da decadência. Depois de admirar o local, Nausicaä e Asbel se dirigem a Pejite, lá eles encontram a cidade parcialmente destruída por uma manada de Ohmus. Uma nave de Pejite chega onde estão Asbel e Nausicaä. Logo Nausicaä acaba descobrindo o plano de Pejite que acabaria destruindo sua aldeia e depois disto, o mar da decadência. Nausicaaä fica desesperada e tenta impedi-los, mas é presa. Após isto, ela acaba fugindo, com a ajuda de alguns Pejitianos que acham o plano de Pejite muito malvado.

Nausicaä e Asbel

Nausicaä salvando Asbel de um inseto em fúria

Nausicaä tenta desesperadamente impedir que a manada de Ohmus mate todos da vila. No meio do caminho ela encontra a causa de tudo, o líder dos Pejites usou um bebê Ohm todo ferido como isca, um  grande ato de crueldade diga-se de passagem. Vendo essa cena, Nausicaä desesperadamente vai ao encontro dos dois e é logo atacada por eles. Ela não revida o ataque, pelo contrário, pede para que parem, mas ela continua a ser atacada. Mesmo sendo atingida por dois disparos (um no ombro e outro no pé), Nausicaä consegue se jogar dentro da nave que cai numa pequena ilha isolada por um lago venenoso. Nausicaä consegue salvar o bebê Ohmu e após isto vai em direção a vila o mais rápido possível.

Nausicaä em um gesto bonito tenta impedir que o lider de Pejite continue levando o bebê Ohmu

Nausicaä em um gesto bonito tenta impedir que o lider de Pejite continue levando o bebê Ohmu

As tropas de Tolmekians estão prestes a atacar os habitantes da aldeia, quando eles avistam a manada de Ohmus enfurecidos vindo em direção deles. A rainha dos Tolmekians, Kushana, tenta usar a sua arma principal, O deus gigante, para dete-los. Após dois ataques devastadores, ele se dissolve em pouco tempo. Não adiantou muita coisa pois a manada de Ohmus continuou avançando. Nausicaä chega a vila com o bebê Ohmu e o entrega aos Ohmus, mas é tarde demais, eles não param e acabam a atropelando,  ela acaba sendo jogada para o alto e cai no meio da manada. Quando todos já se conformavam com a morte, derrepente os Ohmus param e se acalmam, um circulo é aberto e todos vêem Nausicaä deitada no chão, ferida e sangrando. Os esforços de Nausicaä são recompensados, os Ohmus a curam, formando um campo dourado. A lenda se confirma, uma pessoa com roupas azuis e andando sobre um campo dourado, Nausicaä é a pessoa da lenda.

No final, os Ohmus vão embora, retornando para sua floresta. Os Tolmekians também retornam para o seu reino e a vila volta a ter sua paz, com os moradores expandido a vila e Nausicaä ensinando as crianças da vila a voar com o Glider.

Nausicaä

Nausicaä se torna a pessoa da lenda, vestida com roupas azuis e caminhando sobre um campo dourado

Pontos Positivos:

  • Design de personagens, insetos, máquinas, ambientes, etc. Tudo muito bonito no geral.
  • Trilha sonora.
  • História bonita.
  • Animação excelente para um anime de 1984.
  • Personagens marcantes como a protagonista Nausicaä, Lord Yupa e os Ohmus.

Pontos Negativos:

  • A história não prende tanto a atenção em alguns pontos.
  • Algumas partes da história foram mal explicadas.

Melhores Personagens:

  1. Nausicaä
  2. Lord Yupa
  3. Ohmus
  4. Asbel
  5. O trio de velhinhos que roubam o tanque dos Tolmekians

Veredito:

De fato Kaze no Tani no Nausicaä é uma grande obra. Miyazaki merece elogios por este filme, realmente foi muito bem feito, porém, nem tudo do filme pode ser considerado bom. Alguns pontos da história ficaram confusos pela falta de explicação e em alguns momentos a história não empolga, sendo este último detalhe o “calcanhar de aquiles” do filme. Em contra-partida o visual em geral é muito bonito e esbanja criatividade, animação muito bem feita e detalhada, a história é muito bonita apesar de algumas falhas. É um filme recomendável para todos, ele diverte e entretém com uma história simples mas bonita.

Nota Final: 9/10


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: