Especial: O clássico bloco de animes da manchete

10 07 2010

Manchete

Manchete

Cavaleiros do Zodiáco foi um enorme sucesso dos anos 90 no Brasil, encantou milhões de jovens e até alguns adultos na época. Porém, nem tudo dura para sempre. Depois de mais de 2 anos de exibição, o público já estava cansado das milhares de reprises dos cavaleiros de Athena, a audiência do anime estava em baixa. Vendo isto, a manchete decidiu criar um bloco de animes para substituir-lo.

O bloco era formado por:

  • Sailor Moon
  • Shurato
  • Samurai Warriors (Ronin Warriors)
  • Yu Yu Hakusho
  • Super Campeões (Captain Tsubasa)

Assim como Cavaleiros do Zodiáco, estes animes conseguiram fazer um sucesso considerável. Tanto que mesmo depois de mais de 10 anos de suas exibições, os animes deste bloco ainda são lembrando e até vistos por alguns. A manchete escolheu muito bem seus animes, foram escolhas de qualidade.

Sailor Moon

Sailor Moon

Sailor Moon era um anime voltado para o público feminino (gênero conhecido como shoujo no japão). As aventuras de Serena e suas amigas (além do clássico Tuxedo Mask) marcou muito a infância das garotas e também caiu no gosto de alguns marmanjos.

Abertura em Português

Shurato

Shurato

Shurato era o segundo anime do bloco. A história começava com Shurato Hideki e seu grande amigo Gai lutando na final de um torneio de artes marciais, quando derrepente são teletransportados para o mundo celestial. Neste mundo, Gai vira inimigo de Shurato. Mas esta não é a única coisa com que Shurato deve se preocupar, outras reviravoltas ocorrem durante isto. Muitos gostaram do anime, enquanto alguns outros diziam que não passava de uma cópia de Cavaleiros do Zodiaco. Shurato foi o segundo mais popular do bloco e inclusive teve os famosos bonecos de “montar armadura” sendo vendidos por aqui na época.

Abertura Brasileira de Shurato:

Vale ressaltar também que a manchete não exibiu os OVAs de Shurato, o que foi uma pena.

Abertura dos OVAs:

Samurai Warriors

Samurai Warriors

Samurai Warriors vinha logo em seguida. Um grupo de 5 samurais, cada um representado por um elemento (Fogo, Água, Terra, Luz e Céu) lutam contra as forças do maléfico Talpa (de longe o vilão mais marcante do bloco, não só por sua malvadeza, mas também por ser um gigante guerreiro samurai). Infelizmente Hector e cia não agradaram tanto como Yuyu Hakusho e Shurato (apesar da cena onde o Hector consegue aquela armadura especial branca que foi muito marcante), mas fizeram seus fans e também tiveram seus bonecos vendidos aqui no brasil.

Abertura em Português:

Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho foi definitivamente o anime de maior sucesso do bloco. Sucesso tão grande como o de Cavaleiros do Zodiaco Sendo o torneio das trevas o ponto alto do anime, por suas lutas marcantes, principalmente a luta de Yusuke contra Toguro (luta muito lembrada pelos fãs). As aventuras do delinquente detetive espiritual Yusuke Urameshi cairam no gosto de muitos. Além das grandes lutas, muitos personagens ficaram marcados, como o delinquente Yusuke, o trapalhão do Kuwabara, Hiei, Kurama, Keiko, Botan, mestra Genkai, entre tantos outros.

Abertura em Português (HD):


Encerramentos em Português (HD):

Super Campeões

Super Campeões

Aproveitando que o futebol estava em alta no Brasil, graças ao tetra campeonato da seleção brasileira, a manchete trouxe Super Campeões (Captain Tsubasa), um anime sobre futebol.  A história começava com o pequeno Oliver Tsubasa que sonhava em ser um grande jogador. Ele era treinado por Roberto, um brasileiro que morava no japão. Graças a ele, Oliver foi subindo em sua carreira (chegou a jogar no São Paulo no anime). O grande destaque eram as jogadas exageradas, como defesas de bicicleta e chutes que jogavam os goleiros para dentro da rede. Além dos personagens marcantes, com o próprio Oliver, Carlos, Kojiro e Ishizaki.

Os chutes no super campeões eram muito fortes:

Por ser exibido as 20h da noite, o anime não teve tanta audiência, já que batia de frente com o Jornal Nacional da Rede Globo, mas quem conseguiu assistir na época, graças a boa vontade dos país em ceder o horário, gostou do que viu.

Abertura Brasileira:

Ainda teriamos Ranma 1/2, que já estava em processo de dublagem, porém o anime não foi exibido, já que na época a manchete foi vendida e se tornou a RedeTV de hoje em dia. Na época a nova emissora removeu toda a programação antiga da manchete, ou seja, o bloco de animes dela foi extinto, para a tristeza de muitos.

A Manchete marcou a infância de muitos e foi a grande responsável por esta febre de animes e mangas presente no Brasil até hoje. Mesmo depois do seu fim ela ainda é lembrada por ter feito a infância de milhões de brasileiros.

Como seria a manchete se estivesse ainda no ar? video feito por um fã:


Ações

Information

One response

19 09 2010
katsuriro

Ótimo artigo !!!!

Serve bastante para ilustrar as novas gerações como o anime se introduziu no Brasil e como era aquela época mágica que não havia downloads de iconcontáveis animes, mas tinha muito mais mágia por cada série.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: